quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ENTREVISTA "NO FRAANGOS"

Vídeo filmado e editado por "No Fraangos"
Miss Sumol Cup 2010 - Costa Nova

"No Fraangos" é uma editora dos bodyboarders Luís "Porkito" Pereira e João Traveira. Lançaram recentemente um filme que é considerado por muitos o melhor filme de Bodyboard português de sempre.

Fiquem agora com uma entrevista que eles nos cederam...

Projecto BB: Para começar como é que nasceu a ideia de criarem uma produtora? E porquê o nome “No Fraangos”?
NF: A ideia nasceu da vontade de querer passar para fora o nosso dia a dia e as nossas viagens. Eu tinha vindo da Indonésia em 2002 e tinha feito boas imagens. No inverno seguinte o Porkito veio do Hawaii com altas imagens de Pipe. Chegámos à conclusão que tínhamos material suficiente, juntamente com as surfadas em Portugal, para poder fazer um pequeno filme e foi assim que começou!
O nome No Fraangos veio de uma viagem aos Açores. Obviamente No Fraangos é uma brincadeira com os filmes que nos serviram de referência: "No Friends". A palavra Fraangos veio do termo que os açorianos usam para chamar os "maricas". LOL

Projecto BB: Qual é para vocês a grande diferença entre os vossos filmes anteriores e o “Família”?
NF: Existem diferenças bem definidas ao nível da edição e ao nível do critério para a escolha das manobras e das ondas. Isso deve-se à própria evolução da nossa maneira de trabalhar. Penso que este filme é um filme mais equilibrado que o anterior: é mais pequeno e mais intenso.

Projecto BB: Porquê o nome “Família”?
NF: Este filme é um filme mais egocêntrico, é quase um diário nosso destes últimos 4 anos. Tem também imagens do resto da grande família que são os bodyboarders!

Projecto BB: Quais os vossos projectos actuais? Para quando o próximo filme de Bodyboard?
NF: Neste momento estamos completamente dedicados à nossa produtora Timelapse-media. Estamos a fazer o programa a Onda da Rita para a Sporttv, fizemos o nacional de Enduro e muito mais! Dêem uma olhada aqui:
Até casamentos fazemos!
A nível de filmes de Bodyboard, é prematuro estar a falar disso. O que podemos dizer é que estamos a captar imagens e assim que tivermos as suficientes ou fazemos um filme ou fazemos clips. Logo se vê!

Projecto BB: Quais os conselhos que dão a quem estiver a pensar lançar um filme de bodyboard no mercado?
NF: Hoje em dia , os meios técnicos democratizaram-se. Material razoável para filmar está ao alcance de qualquer pessoa, por isso filmem nas melhores condições de luz, filmem ondas grandes e manobras ainda maiores e depois editem com bom som!

Projecto BB: Como podem ver no nosso blog, o vosso mais recente filme é o preferido dos bodyboarders. Qual é para vocês o melhor filme de Bodyboard português? Porquê?
NF: Essa pergunta é um pouco difícil, hehe! O Família é um filme que nos deixa muito orgulhosos. Tem boas ondas, grandes manobras, bom som, boa edição e dá muita pica de ver. Achamos que na actualidade não há nenhum filme que tenha reunido isto tudo.

Luís “Porkito” Pereira

Anos de BB: 17
Manobra favorita (porquê): Invertido aéreo porque é "memo" fixe
Spot favorito:
- em Portugal –Peralta
- no estrangeiro – Teahu'ppo
Maior wipeout: Frontón

João Traveira:

Anos de BB: 19
Manobra favorita (porquê): Tubo a DK porque é uma maneira diferente de ver os tubos
Spot favorito:
- em Portugal – Murtinheira, Figueira da Foz
- no estrangeiro – Cloud9, Filipinas
Maior wipeout: México (ia morrendo afogado)

Sem comentários:

Enviar um comentário