terça-feira, 19 de abril de 2011

ENTREVISTA MIKE STEWART


É, sem sombra de dúvida, o melhor bodyboarder de sempre. Foi ele quem inventou muitas das manobras do “nosso” desporto, acompanhou todas as gerações do Bodyboard desde que este foi inventado e tem nada mais, nada menos, que 9 títulos mundiais e ganhou o evento em Pipeline 11 vezes.
Como pessoa prestável e que faz todos os possíveis em prol do desenvolvimento do Bodyboard, cedeu-nos uma entrevista:

Projecto BB: Para começar, fala-nos da primeira vez que fizeste Bodyboard. Com quem estavas, onde foi e quantos anos tinhas?
MS: O meu pai levava-me para a praia aos fins-de-semana, quando eu tinha 4 ou 5 anos, e costumava fazer bodysurf ou andar em qualquer coisa que conseguíssemos arranjar que flutuasse. Pranchas de madeira, esferovite ou plástico. Isso foi no final dos anos 60. Quando o Tom Moorey apareceu com os primeiros kits de bodyboard, o meu pai (que também nasceu no Havai e fabricava as suas próprias pranchas) fez uma para mim e para o meu irmão. Estas pranchas eram uma versão simples e durável daquelas que tínhamos usado e eram fantásticas.

Projecto BB: Nesse tempo havia mais alguns bodyboarders no Havai ou eras o único?
MS: Não havia muitos bodyboarders nos lineups. Mesmo quando eu fui para Pipe havia apenas um pequeno grupo de rapazes em bodyboards.

Projecto BB: Avançando alguns anos, integravas o pequeno grupo de atletas que corriam o circuito mundial. Que tipo de apoio tiveste para te dirigires para os locais das provas?
MS: Em meados dos anos 80 houve um grande apoio por parte das companhias de surf, e então o bodyboard começou verdadeiramente. Todos os bodyboarders eram apoiados por marcas de roupa. No final dos anos 80 houve uma recessão que mudou tudo. No princípio dos anos 90 as companhias de surf já não estavam de todo ligadas ao bodyboard. Nos meados dos anos 90 já éramos bastantes por nossa conta.

Projecto BB: Dominaste o circuito mundial por bastantes anos. Qual foi o teu grande rival na altura?
MS: Nos diferentes momentos da minha carreira houve diferentes adversários que tive de vencer: JP, Patterson, Ben Severson, GT, Jeff Hubbard, Ben Player, Pierre.

Projecto BB: E Hoje? Sentes-te capaz de voltar a ser campeão mundial?
MS: Sinto, mas é também emocionante e gratificante ver os atletas da minha equipa ganharem.

Projecto BB: O que pensas do novo formato do circuito mundial? Será que irá resultar (visto que o Super Tour não resultou)?
MS: Por enquanto a sua cobertura tem sido fantástica e o marketing por detrás de tudo parece forte. Se conseguirmos umas ondas com boa pontuação e comunicá-lo através dos meios de comunicação que eles criaram, acredito que as pessoas vão ficar empolgadas pelo desporto. A performance dos atletas em ondas críticas já não pode ser negada pois as ondas mais técnicas estão no circuito…

Projecto BB: Finalmente, quais são as tuas expectativas para o Circuito Mundial deste ano e , em particular, a presença na fantástica onda The Box na Austrália?
MS: Eu penso bastante em The Box agora e também como hei-de de surfá-la. Tento não ter expectativas em ralação ao The Box e futuros eventos…

Sem comentários:

Enviar um comentário