segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ENTREVISTA HUGO PINHEIRO


Hugo Pinheiro (HP) tem 30 anos, nasceu na Costa da Caparica e já faz Bodyboard desde os seus 11 anos.
HP é hoje em dia considerado por muitos o melhor bodyboarder português e conta com vários títulos europeus (ETB), nacionais e mundiais (ISA). 

Deixamos-te agora com uma entrevista que o atleta gentilmente nos cedeu:

Projecto BB: Antes de mais, o que achas do nosso projecto?
HP: Acho um projecto super positivo, parabéns!!! É bom haver mais divulgação do nosso desporto, só assim podemos crescer e chegar mais longe.

Projecto BB: Depois de não teres participado na etapa de Pipeline devido a uma lesão, como avalias a tua performance este ano uma vez que ainda foste às etapas posteriores a essa a recuperar de uma fractura no ombro?
HP: Acho que estive bem nos campeonatos do mundial desde que estou recuperado: fiquei em 9º em Sintra, em 5º em Ferrol e em 9º no Brasil. São resultados quase suficientes para ficar no top 16 num ano normal. Mas o pior é que perdi etapas muito importantes como o Havai e o Chile. Para mim este ano foi mesmo assustador, as lesões são sempre dificeis de ultrapassar, mas o que não nos mata só nos deixa mais fortes :).

Projecto BB: O que achas do novo formato do circiuto mundial para o ano que vem? Será um motivo para os atletas portugueses desistirem de competir no circuito mundial uma vez que se torna mais difícil alcançar o top 24?
HP: Desistir nunca, o circuito vai ser bem mais restrito. Só 8 pessoas vão subir cada ano para o circuito principal, vai voltar a ser uma espécie de Super Tour.

Projecto BB: Uma vez que já estás praticamente qualificado para o Grand Slam Series (GSS) 2010, quais os objectivos que impões para o ano que vem?
HP: Ainda não estou qualificado pois só os 24 primeiros correrão o GSS, neste momento estou em 22º e esta ultima etapa é decisiva porque é um Grand Slam.
Mas o objectivo é dar o meu melhor e ir o mais longe possível, mostrar a força do Bodyboard português e ganhar aos melhores do mundo.

Projecto BB: O que achas da nova geração australiana que aos poucos vai dominando por completo o circuito mundial? Será das ondas existentes na Austrália, da quantidade de vezes que eles treinam, de surfarem constantemente com os melhores bodyboarders do mundo...?
HP: A nova geração de australianos é tão forte como as últimas. O Bodyboard na Austrália é grande, tem muita gente a surfar bem, tem ondas de alto nivel técnico, é meio caminho para motivar as novas gerações. 
Mas na Europa também estão a surgir novas esperanças, sempre fomos muito bons a competir, estamos a melhorar muito no nível técnico e os autralianos cada vez têm mais respeito por nós.

Projecto BB: Foi uma surpresa para ti o Amaury Laverhne ser campeão do mundo ou ele já mostrava em 2009 vontade e categoria para se tornar vencedor este ano?
HP: O Amaury melhorou muito estes 2 últimos anos. Já em 2008 esteve à porta do titulo mundial. É um atleta mais forte para a esquerda e este ano também teve  a sorte de campeão  do seu lado. Ele merece este título pois foi sem duvida o melhor atleta deste ano, apesar do Pierre e do Winchester não se terem deixado ficar atrás.

Projecto BB: Da nova geração de bodyboarders portugueses qual pensas ser a grande esperança, capaz de ser campeão mundial?
HP: Esperanças portuguesas há muitas. Vejo alguns bons competidores e também atletas com muita técnica: Tiago Silva, António Cardoso, Francisco Bessone, Daniel Fonseca, Dino Casemiro... Espero que continuem a lutar e se quiserem ser campeões do mundo têm se se pôr a andar, investir em muitas viagens e épocas no Havai e  na Austrália. Se fizerem isso e tiverem muita força de vontade sem dúvida que vamos ter uns campeões.

2 comentários:

  1. Anónimo11/23/2010

    Olá Hugo! Sempre quis saber qual é a tua manobra preferida!! :D
    Tens alguma eleita?!

    abraço
    Nuno

    ResponderEliminar